















Padre Júlio Maria de Lombaerde
Nasceu dia 7 de Janeiro de 1878 na aldeia de Beveren, município de Waregem na Bélgica. Foi batizado dia 8 de janeiro, apressadamente, pois nasceu doentio e inspirando cuidados.
Júlio Emílio filho de José De Lombaerde e Sidônia Steelandt, era o primogênito de 8 irmãos, dos quais morreram sete de crupe, antes dos 7 anos, escapando apenas ele e o 9º irmão, chamado Aquiles, que também se tornou missionário.
Quase um mês de viagem, embarcou no dia 25/09/1912 e chegou a Recife no dia 15/10/1912.
Antes de partir para Belém, de onde iria para Macapá, seu destino final, passou dois meses e meio em S. Gonçalo, a 15 km de Natal, RN, onde trabalhavam os Padres Paulsen e B elchold, velhos companheiros e irmãos de hábito – de Congregação. Aí aprendeu mais ou menos a falar português e alguma coisa dos costumes da missão.
Foi, então, para Belém, PA. Em Belém, ficou hospedado algum tempo com os padres barnabitas (franceses), com quem pôde refazer e completar o curso de português e aprender algo mais sobre o Brasil e seu povo.
Em 27/02/1913, desembarcou afinal em Macapá, onde foi recebido amigavelmente por dois outros irmãos de hábito e bons companheiros, o Pe. José Lauth e o Pe. Hermano. Começou logo seu trabalho. Ele viera para “salvar almas”, e era isso mesmo que ele queria fazer.
Agrupa jovens e funda a Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria para cuidar da educação das meninas de Macapá, para propagar a devoção a Coração de Maria em 1916.
Pe. Júlio, que se transformou em “mestre espiritual”, que vivia, com aquelas primeiras candidatas à vida religiosa, uma espiritualidade forte, fortemente marcada pelo Coração de Maria.
Sempre impulsionado por fortes inspirações, segue para Manhumirim, Minas Gerais, e realiza um grande sonho: a Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora.
Logo depois, funda também Congregação das Irmãs Sacramentinas
de Nossa Senhora.
Manhumirim se transforma a partir da chegada do Missionário em 1929.
As suas congregações vão crescendo e expandindo o ideal missionário do FUNDADOR. No Brasil Pe. Júlio Maria é conhecido através de suas pregações missionárias, seus livros, artigos em jornais e em suas Congregações que vão dando continuidade ao seu trabalho missionário no Norte, no Nordeste e no Sudeste. Hoje, de norte a sul estão espalhados os julimarianos: cordimarianas, sacramentinos e sacramentinas sendo presença eucarístico-mariana onde vivem.
.






































