















Assim, no dia 5 de março de 1944, com a presença de Monsenhor Paulo Libório e das autoridades civis da cidade, foi oficializada a Instituição Escolar que recebeu o nome de INSTITUTO MONSENHOR HIPÓLITO, em homenagem ao seu idealizador. Foi um dia de muita festa e alegria para a sociedade picoense, que marcou presença amiga e fraterna acolhendo a nova experiência não só com recursos financeiros, mas apoiando a iniciativa com muita esperança de que essa obra iria ajudar o crescimento da cidade e a formação de uma cidadania cristã, comprometida com as novas gerações, que devem ser geradoras de vida nova, para acompanhar os sinais dos tempos em resposta aos apelos de Deus.
A casa onde se iniciou a experiência, na Av. Getúlio Vargas, foi vendida e comprado um terreno à Rua Monsenhor Hipólito, onde foi construído o atual colégio. De início funcionava apenas o curso primário, depois o curso ginasial e passou a denominar-se GINÁSIO MONSENHOR HIPÓLITO
Em 1972, pela Reforma do ensino promulgada em 1971, unificou-se os cursos existentes, voltando a chamar-se INSTITUTO MONSENHOR HIPÓLITO. Em, 1992, foi criado o 2º. Grau e, assim, o Instituto Monsenhor Hipólito passou a ser Escola de 1º. e 2º. Graus. Hoje, funcionam os seguintes níveis. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Assim, o IMH continua com todo empenho, alegria, esperança e constantemente conta com a participação ativa e efetiva de todos os coordenadores, educadores e setores da Escola, buscando construir um caminho de fraternidade, solidariedade, amizade no desenvolvimento das habilidades e competências de seus educandos, além do apoio de muitas famílias que ajudam a sermos fies ao nosso “Compromisso com a Fé e o Saber”, à Luz do Carisma Cordimariano. 2015 – INSTITUTO MONSENHOR HIPÓLITO CELEBRA SEUS 71 ANOS DE COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE PICOENSE.
INSTITUTO MONSENHOR HIPÓLITO - IMH
PICOS - PIAUÍ
Realizando o sonho de Monsenhor João Hipólito de fundar uma escola dirigida por Religiosas que assumissem um processo educativo de qualidade à luz dos valores cristãos, funciona na cidade de Picos, há 71 anos, o INSTITUTO MONSENHOR HIPÓLITO.
Em maio de 1943, o Revmo. Pe. Paulo Libório, ao visitar o seu sobrinho que se encontrava enfermo no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, espaço onde as Irmãs Cordimarianas assumiam o serviço de enfermagem, encontrando-se com a Supervisora Geral – Madre Maria de Jesus, manifestou o desejo de seu sobrinho de doar uma casa em Picos, onde poderia funcionar uma escola para crianças, adolescentes e jovens. Após o falecimento do Monsenhor Hipólito, as Irmãs Cordimarianas encerraram o seu compromisso com o Hospital.
Aproveitando a oportunidade, Monsenhor Paulo Libório e o Sr. Bispo Diocesano de Teresina – Dom Severino Vieira de Melo entraram em contato com a Supervisora Geral e seu Conselho, que aceitou a sua proposta.
Logo todos tomaram as providências para acolher as Irmãs Cordimarianas da melhor forma possível, oferecendo as devidas condições, e iniciaram pequenos serviços como: orientação de curso de datilografia, bordados, corte e costura, culinária, assim como catequese de crianças, num grande sintonia com o Vigário da Paróquia
HINO
INSTITUTO MONSENHOR HIPÓLITO
Letra e Música
Expedita Bezerra / Luís Campos
1 - O amor a Maria Santíssima
e o empenho de D. Paulo, o benfeitor,
transformaram em realidade
o sonho do Monsenhor.
2 - O povo picoense acolheu
com amor, ansiedade e alegria
as primeira missionárias do Senhor,
Filhas do Coração Imaculado de Maria.
REFRÃO
INSTITUTO MONSENHOR HIPÓLITO,
BALUARTE DA EDUCAÇÃO.
HOJE ÉS PARTE DA NOSSA HISTÓRIA,
TE ACLAMAMOS COM EMOÇÃO.
3 - Como grão de semente lançado
nesta terra tão fértil, tão rica,
tu cresceste ensinando e educando
pra os caminhos que levam à vida.
4 - Pelo teu ideal tão sublime,
conduziste gerações,
ajudando crianças e jovens
a crescer e assumir sua missão.
5 - Tens o evangelho, que é vida,
como fonte de inspiração.
E Maria como fiel Protetora
desta casa, que é um só coração.
6 - Tua prática educativa
é modelo pra nosso viver.
Formar cidadãos pra o futuro
comprometidos com a Fé e o Saber.








































